Agência Transfusional de Mongaguá disponibilizará testes de Covid-19 para doadores de sangue

     A Campanha de Doação de Sangue, organizada pela Agência Transfusional de Mongaguá, que ocorrerá no próximo dia 30 de abril, contará com a realização de testes rápidos de Covid-19 destinados aos doadores, momentos antes deles embarcarem na van de transporte. O objetivo é evitar novas contaminações e preservar a saúde dos doadores, garantindo novas doações, especialmente neste momento em que os estoques em bancos de sangue encontram-se baixos devido à pandemia.

     A Agência Transfusional, que funciona no Hospital Adoniran Correa Campos, administrado pela EMUS (Empresa Municipal de Saúde), é abastecida pelo Hemonúcleo de Santos, localizado no Hospital Guilherme Álvaro, e por isto o transporte dos doadores é garantido pela Administração Municipal.

     Os testes rápidos serão realizados no ponto de encontro das Campanhas, que fica no Hospital (Avenida São Paulo, nº 826, Vila São Paulo).

     Para doar sangue, é preciso fazer o agendamento prévio no próprio Hospital ou nos postos de coleta. A Agência Transfusional de Mongaguá funciona 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo (13) 3505-6060. O agendamento da doação também pode ser feito pelo (13) 99211.5419 (Whatsapp).

     A EMUS alerta que doar sangue não oferece risco de contrair COVID-19. Além disso, os doadores precisam estar atentos a algumas recomendações de saúde antes de doar sangue:

  • Quem tomou a vacina Coronavac deve guardar 48 horas;
  • Vacina Oxford, é preciso aguardar 7 dias;
  • Se for tomar algum tipo de vacina, doar sangue antes;
  • Se estiver com algum sintoma gripal, não doar sangue.

 

     Doar sangue é um ato de amor ao próximo. E ao fazer esse gesto, o doador pode dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa.Outras informações sobre doação de sangue podem ser obtidas no link https://www.colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/