Ambulatório Pós-Covid de Mongaguá já atendeu mais de 800 munícipes

    O Ambulatório Pós-Covid de Mongaguá, o primeiro a ser implantado na Baixada Santista e um dos primeiros do Brasil, chega ao mês de abril de 2021 com o registro de 871 pessoas atendidas. O serviço é uma iniciativa pioneira e funciona no Hospital Adoniran Correa Campos, administrado pela EMUS (Empresa Municipal de Saúde), ligada à Administração Municipal. O Ambulatório iniciou os atendimentos no dia 11 de agosto de 2020, no Centro de Especialidades Médicas de Agenor de Campos, e em setembro passou a atender no Hospital, que fica no Centro.

   O Ambulatório oferece suporte especializado a todos os pacientes que contraíram o coronavírus com possíveis sequelas da doença, atendendo prioritariamente pacientes que precisaram ser internados, ou seja, casos mais graves de Covid-19.

    Até o mês de abril, segundo a EMUS, foram realizados 223 consultas e procedimentos de fisioterapia. Dentre as comorbidades já existentes apresentadas durante as consultas, há registros de pacientes com hipertensão, diabetes, cardiopatia e problemas respiratórios. Já as principais queixas foram cansaço contínuo, dores musculares, dor de cabeça, vertigem, perda de paladar e olfato, aumento da pressão arterial, ansiedade, depressão, perda de memória, além de dor torácica.

    Os pacientes que passam pelo Ambulatório recebem encaminhamento para acompanhamento em especialidades específicas como fisioterapia respiratória, psicologia, oftalmologia, cardiologia, urologia e nefrologia. Além disso, há necessidade, dependendo do caso, de exames de tomografia, eletrocardiograma, mapeamento de pressão arterial, ultrassom, teste ergométrico, raio-x e bioquímico.

    Segundo o diretor municipal de Saúde, Dr. Marcelo Veiga do Marco, esta é uma iniciativa bem-sucedida em diversos países, inclusive com estudos que demonstram a necessidade de investigar órgãos que são lesionados pela Covid como coração, pulmão, rim, cérebro e outros. “Por isso, o acompanhamento é essencial, haja vista que há pacientes que passam muito tempo internados e que ainda sofrem desconfortos por conta da doença. O foco é monitorar de perto as possíveis sequelas e trabalhar para que essas pessoas possam retomar as suas rotinas diárias”, explica.

    O Ambulatório Pós-Covid de Mongaguá fica localizado na Avenida São Paulo, 826, Centro de Mongaguá. As consultas são agendadas por meio de contato telefônico feito pelas equipes de Saúde com os pacientes que tiveram a doença no Município.