Hospital promove Capacitação sobre Coronavírus

          Mesmo não havendo casos suspeitos do novo Coronavírus (CoV) na cidade, o Hospital Municipal, por meio de seu Departamento de Enfermagem, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença, como sinais, sintomas, diagnósticos e tratamentos, promoveu, nesta terça-feira (10), um treinamento sobre o Coronavírus.

          A capacitação contou com a participação de profissionais de saúde, além de servidores dos departamentos de apoio e administrativo.

 

O QUE É O CORONAVÍRUS (COVID-19)?

        Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

          Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

          A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.  --  Fonte: Ministério da Saúde

 
COMO SE PROTEGER?
  • Frequente higienização das mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel para higienizá-las;
  • Cobrir nariz e boca com a parte de dentro do cotovelo (antebraço), e não com as mãos, quando tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Evitar locais de grande aglomeração e fechados;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.